Você pode criar obras de arte no Photoshop praticamente sem tocar em um pixel
VOCÊ VAI APRENDER
Pen Tool, Freeform, Pen Tool, Camada de ajuste, Shapes
A vetorização de imagens fotográficas é uma das técnicas artísticas mais populares na ilustração comercial e na propaganda. É uma linguagem que está longe de se esgotar, porque um artista habilidoso munido de boas ferramentas vetoriais pode conseguir resultados expressivos e únicos. Vale a pena acrescentar esse recurso ao seu arsenal de técnicas de ilustração
As imagens vetoriais são compostas por formas geométricas abstratas, que chamamos vulgarmente de curvas ou vetores em inglês, paths, que significa caminhos. Neste caso, falamos de curvas Bézier, assim chamadas em homenagem ao engenheiro francês que as implementou originalmente para desenho técnico computadorizado de automóveis nos anos 1970. Todo caminho Bézier exibe as seguintes propriedades:
» É formado por um ou mais segmentos de curvas ou retas que passam por dois ou mais pontos determinados por coordenadas numéricas, chamados âncoras (anchor points). Assim, a posição das âncoras determina sua forma geral.
» Os segmentos do caminho podem ser retos ou curvos. Para definir a curvatura, existem os pontos de controle, que também são determinados por coordenadas numéricas. A posição dos pontos de controle em relação às âncoras influencia a curvatura.
» Pode haver transições suaves ou ângulos abruptos na passagem do caminho pelas âncoras. O sistema é extremamente intuitivo: basta puxar e esticar alguns pontos de controle para, em questão de minutos, pegar o jeito de como eles funcionam. Com alguma prática, você descobre que o desenho vetorial mais limpo e harmonioso será definido pela menor quantidade possível de pontos. O objetivo é criar o mínimo necessário de pontos que façam a curva passar por onde você pretende. É possível construir qualquer forma geométrica, abstrata ou orgânica, regular ou irregular. Com uma tablet pode-se também desenhar vetores à mão livre: o movimento da caneta é interpretado em tempo real e convertido em uma curva vetorial que segue aproximadamente o movimento da mão. Quando combinada aos brushes vetoriais, a curva pode simular o traço da mão de forma independente da escala de ampliação.
Por que vetor?
Qual é o nosso propósito em transformar uma fotografia em vetor?
Eis as principais possibilidades de uso:
» Obter ampliações sem limitação de escala, já que os vetores são independentes do dispositivo de saída, ou seja, não se degradam quando ampliados;
» Estilizar a arte, dando um aspecto posterizado à foto, com os contornos das várias áreas chapadas bem definidos e controlados;
» Montar composições envolvendo outras figuras vetoriais;
» Os vetores podem ser combinados entre si via Layer Effects, tanto no Photoshop como no Illustrator, e editados como Smart Objects no Photoshop, obtendose variações de acabamento sofisticadas. Embora até existam ilustrações vetoriais fantasticamente realísticas, esse não é o objetivo principal da foto vetorizada. Nosso interesse está em acrescentar uma estilização proposital à imagem. Ela vai ficar semelhante a uma tradicional serigrafia em camadas, com uma cara de feita à mão, e não à máquina.
À medida que você criar suas próprias ilustrações, poderá constatar que não é essencial seguir à risca os contornos da imagem original. Pelo contrário, o conjunto de liberdades artísticas que você tomar ao executar a ilustração dará um caráter único e diferenciado à sua arte.
DICA
Atalhos As teclas de controle mencionadas no tutorial são da versão Windows.
No Mac, para obter o mesmo atalho de teclado, pressione Cmd] em vez de Ctrl] e [Opt] em vez de [Alt].
PRIMEIROS PASSOS
Preparando o terreno
01 Decisões estéticas iniciais
Abra sua fotografia no Photoshop e faça o tratamento de tom e cor desejado, usando os métodos usuais, como Levels, Curves, Hue & Saturation e Brightness & Contrast. Decida de antemão se vai trabalhar com a foto mais saturada ou dessaturada, com mais ou menos contraste. Essa decisão prévia é importante, pois você precisa ter uma boa idéia, desde o começo do processo, de como a imagem vai ficar. O contraste é crítico, porque ele afeta a configuração das camadas de tons.
02 Preparando a foto
Use o menu Layer > Flatten Image. Como na maioria dos casos práticos não se pretende converter o fundo da foto, mas apenas a pessoa em primeiro plano, é assim que trabalharemos nesta imagem. A foto foi tirada sem a menor consideração ao que estava por trás da modelo, apenas à qualidade da luz. Por isso, use o Crop [C] e deixe só a parte da imagem que será convertida em vetores. O valor usado no exemplo foi de 1000 por 1000 pixels. Duplique a camada Background, arrastando seu ícone para o ícone de folha de papel, no pé da paleta Layers. Assim, você mantém a foto original à mão para conferir qualquer dúvida. Isso é importante, porque a camada cópia sofrerá modificações pesadas. Salve o trabalho com um novo nome.
03 Definindo a complexidade
Crie uma camada de controle Black & White (ou Hue & Saturation em versões do Photoshop anteriores ao CS3) para remover temporariamente a cor da imagem e poder enxergar melhor os tons na conversão. Deixe o brilho dos controles Red e Yellow um pouco mais altos para ressaltar as altas luzes na pele. Selecione novamente a camada da foto e acione o menu Image > Adjustments > Posterize. É neste momento que se decide o número de camadas de cor chapada que será gerado. Ignore os ruídos da imagem; concentre-se na forma geral das camadas. Preste atenção na pele do rosto. Algo entre 5 e 8 camadas para tons de pele dá bons resultados. Mais do que isso fará a imagem parecer uma cebola cortada ou um mapa altimétrico. Em muitos retratos mais minimalistas, bastam apenas três tons de pele básicos e um mais escuro para as áreas de contornos. O que desejamos, na maioria, das vezes é um tom médio, uns dois tons claros e outros dois escuros, que serão suficientes para descrever o relevo tridimensional do rosto sem que as curvas chamem muita atenção.
DICA
Menos, menos…
A imagem-base não precisa ser muito grande, pois você não necessita de uma multidão de detalhes. Resolução a mais é boa para tirar as dúvidas quanto à fidelidade do traçado, mas tem o inconveniente de distrair o artista e fazê-lo investir esforço em detalhes desnecessários, que ficarão invisíveis no trabalho final. Além disso, gasta mais memória do computador.
Dupla dinâmica
Illustrator também é opção
Nosso exercício começará e terminará no Photoshop. Mas o processo todo pode ser feito igualmente no Illustrator.
A maneira de lidar com os pontos de controle e âncoras dos vetores é idêntica nos dois programas; muda apenas a interface das camadas. No Photoshop, cada elemento vetorial desenhado é chamado de Shape e aparece como uma camada individual no painel Layers.
A linguagem visual que caracteriza a arte deste tutorial não é o único estilo possível, nem o melhor. Transferindo a imagem para o Illustrator e continuando a trabalhar, você poderá adicionar linhas de contorno e aplicar Brushes, obtendo um efeito mais sofisticado. A outra vantagem é a disponibilidade das seguintes operações: selecionar elementos da mesma cor (Select > Same > Fill Color) e modificá-los ou combiná-los pelo painel Pathfinder.
Além disso, se você usa tablet e faz questão de traçar a foto inteira à mão livre para um resultado gestual, prefira o Illustrator. A Freeform Pen do Photoshop serve para desenhar à mão livre com a tablet, mas a precisão ao interpretar os movimentos da mão é baixa e não tem ajuste, o que acaba gerando muitos cantos vivos nas curvas e obriga a corrigir alguns pontos de controle posteriormente.
Já a Pencil Tool do Illustrator tem a precisão configurável.
DESENHAR É UMA ARTE
Crie cada pedaço da sua ilustração separadamente
04 Simplificando a imagem
Selecione com a ferramenta Lasso [L] os olhos, a boca e qualquer outro detalhe muito fino e delicado, como um brinco ou fios de cabelo soltos que você queira preservar na conversão. Inverta essa seleção. Acione Filter > Noise > Median. A intenção é suavizar e simplificar os contornos das áreas de tom, eliminando pequenas sujeiras e pixels isolados sem perder os detalhes. Para esta imagem de 1000 x 1000 pixels, um valor de apenas um pixel de raio já dá conta. Mantenha a visualização da imagem em preto- -branco, pois as cores serão decididas no fim do processo.
05 Desenhando o rosto
Agora, basta desenhar uma curva vetorial para cada uma das camadas de cor. Cada vez que você desenha uma curva, o Photoshop cria um Shape correspondente no painel Layers. Assim, tudo o que você tem a fazer é desenhar as várias formas chapadas de uma maneira organizada, começando pela mais externa e avançando para dentro do rosto. Em retratos, é melhor criar a pele primeiro e depois o cabelo. Normalmente, a camada mais externa do cabelo é a mais escura, exceto nas imagens com uma contraluz iluminando os fios soltos, que é o nosso caso. Para começar, coloque a visualização em 200% ou 300%. Clique na camada de topo do painel Layers. Selecione a ferramenta Pen [P]. Na barra de opções da ferramenta, selecione o primeiro botão, Shape Layers. Clique no último controle, Color, e copie a cor da área correspondente com o auxílio do Color Picker que se abre. Comece a desenhar. Surgirá uma camada chamada Shape 1. Mude sua Opacity para 0%, a fim de que permaneça visível somente o contorno, e não o preenchimento.
DICA
Alto contraste
Uma variação na técnica de posterização é usar Image > Adjustments > Threshold e obter uma versão em preto e branco puro em vez da colorida. O resultado não demora quase nada para traçar e tem alto impacto visual. Você decide.
06 Desenhando com a Pen Tool
O método fácil e veloz para desenhar o Path é clicar arrastando na direção desejada; cada vez que você faz isso, cria uma âncora para o vetor e também um par de pontos de controle, que produzem uma curva suave. A quantidade de âncoras possíveis é limitada somente pelo nível de detalhe que deseja dar à imagem. O comportamento normal da ferramenta ao clicar arrastando é traçar curvas suaves. Clicar sem arrastar produz segmentos de reta duros. Para criar um canto vivo numa curva, segure [Alt], arraste o ponto de controle na direção desejada e siga para colocar a próxima âncora. Para voltar atrás em uma âncora, tecle [Ctrl] + [Z]. Para mudar a posição de uma âncora sem abandonar a Pen Tool, segure [Ctrl] e arraste-a. Para eliminar uma âncora redundante em qualquer lugar do desenho, clique e segure no botão da ferramenta Pen, selecione a Delete Anchor Point Tool, clique na âncora para eliminá-la e, então, volte à Pen Tool. Há também uma Add Anchor Point Tool, que pode ser usada para adicionar pontos extras a trechos que necessitam mais detalhamento. Não esqueça que, dispondo de uma tablet, também se pode usar a Freeform Pen, que gera um vetor mais “sujo”, e depois retocar os desvios nos traços.
07 Completando a camada
O rosto está contornado. Como o cabelo foi deixado para depois, o contorno externo não tenta seguir a cabeça inteira, apenas os lugares onde há pele dessa tonalidade. Selecione a próxima cor mais clara, usando novamente o Color Picker que fica na barra de opções da Pen Tool, e trace seu contorno. Não é preciso mexer no Opacity de novo, pois ele já estará em 0% ao iniciar o Shape. Completada essa etapa, repita o procedimento de selecionar a cor e desenhar um novo Shape até terminar todas as camadas. Na área dos olhos da foto há tons mais escuros que o tom inicial; você já pode desenhá-los também, usando uma ampliação maior na tela para poder desenhar detalhes menores e mais delicados. O mais importante é que as diversas camadas de Shape sempre se sobreponham na ordem certa desde o princípio do trabalho, pois você chegará rapidamente a dezenas, ou até centenas, de Shapes, e desfazer qualquer confusão ficará muito difícil.
DICA
Shapes são legais
A diferença de um Shape para um Path comum é que o vetor do Shape é uma máscara associada a uma camada de preenchimento de cor sólida (Solid color fill layer). Por isso, no painel Layers, ele possui dois ícones: um de camada e um de máscara.
“DEBAIXO DOS CARACÓIS...”
“...dos seus cabelos”
08 Conferindo o trabalho
Começando pelo Shape inicial e subindo até o último, altere a Opacity de todos eles para 100%. Clique no ícone de cada Shape no painel Layers e tecle [0] para mudar a Opacity rapidamente pelo teclado. As camadas básicas do rosto estão desenhadas e ficaram visíveis, mas é bem provável que alguma coisa tenha sido esquecida e deixada de lado. Não se preocupe! Para modificar a cor de um Shape existente, basta dar um duplo clique em seu ícone e selecionar outra cor pelo conta-gotas da janela seletora, que agora aparece com o título Pick a solid color. Em nosso exemplo, faltam várias áreas de tons na boca e nariz. Oculte todas as camadas que ficam abaixo da área a desenhar, revelando a fotografia por baixo, e então trace essas áreas faltantes; esse novo Shape deverá ficar sobre a primeira camada oculta na lista de Layers. Retorne a Opacity para 0% a fim de poder enxergar através da curva enquanto desenha
09 Completando as formas do
rosto
A graça da vetorização por camadas é que elas possuem a interessante propriedade de revelar formas inusuais e aparentemente caóticas quando vistas de perto, mas como são baseadas numa fotografia, formam uma imagem realística e coerente quando vistas em conjunto. É por isso que nossa visão consegue enxergar formas tridimensionais e complexas, como o olho e o nariz, apenas a partir de uma dúzia de curvas vetoriais que isoladamente não parecem fazer sentido algum! Estando completas as formas básicas do rosto, podemos passar para o cabelo, que será desenhado com uma técnica diferente. Crie um grupo de Layers chamado Rosto, clicando no ícone da pastinha no pé do painel Layers. Selecione todos os Shapes do rosto e jogue-os dentro desse grupo (ou então, você pode criar os Shapes do rosto dentro de um grupo desde o princípio). Crie um novo grupo chamado Cabelo para as etapas seguintes.
10 Haute coiffure
Como a forma básica do cabelo de nossa foto não exige uma precisão tão grande quanto os traços delicados do rosto, pode-se, agora, usar um método de traçado bem mais solto. A Freeform Pen Tool é ideal para isso, porque é rápida de usar e cria o tipo de textura ligeiramente irregular que dá uma aparência natural e brilhante ao cabelo, sem ser necessário enlouquecer desenhando fio por fio. Inicialmente modelamos o volume básico e só na etapa seguinte lidaremos com mechas e fios avulsos. Para ter acesso à Freeform Pen, clique e segure o botão da Pen Tool ou tecle [Shift] + [P]. Não é necessário zerar a Opacity para enxergar através de um Shape enquanto está sendo desenhado pela Freeform Tool. Para continuar a desenhar o mesmo Shape com a Freeform após dar uma pausa, clique na última âncora com [Ctrl] pressionado e continue traçando a partir dela. As ilhas de cor geradas pelo Median que aplicamos à foto no passo 04 ajudam a delinear as áreas de tons do traçado.
DICA
Nitidez ilimitada
Quando você observa as curvas da sua ilustração vetorial no Photoshop, elas aparecem serrilhadas e na mesma resolução da foto, como se tivessem sido convertidas em pixels. Mas não se deixe enganar pelo monitor: os vetores podem ser livremente reescalados sem jamais perderem nitidez ou ficarem serrilhados nas ampliações.
CRIANDO PROFUNDIDADE
O segredo está nos detalhes
11 Fios rebeldes
O procedimento seguinte é cuidar dos quase sempre inevitáveis fios de cabelo isolados. Somente os mais proeminentes devem ser traçados, de maneira que unifiquem visualmente a massa de cabelo com o rosto sem chegar a destoar do conjunto da ilustração. Em nossa foto, existe apenas um fio importante passando na frente do rosto e uma mechinha mais abaixo. Use a Pen Tool com vetores precisos para construir esses fios. Observe que eles são Shapes fechados e preenchidos, como todo o resto da ilustração.
12 Arremates Ainda dentro do grupo
Fios Soltos, você pode aproveitar para completar com mais fios algumas áreas do cabelo que parecem chapadas e sem textura. Ou então, pode desenhar contraformas, realizando contornos novos sobre outros preexistentes. Por fim, crie o quarto e último grupo de camadas, chamado Detalhes do rosto. Nele você poderá desenhar qualquer coisa que estiver fazendo falta para arrematar a ilustração. Em nosso caso, faltava um pouco de detalhe delicado nos lábios. Curiosamente, existe um nível de tom ligeiramente diferente, mais claro na nossa visualização em preto-e-branco, que corresponde a uma coloração mais avermelhada do que no restante da pele. Aproveite essa dica deixada pela posterização e trace com um tom à parte somente essa área.
A seguir, selecione as camadas do nariz e boca que devem fi car por cima e arraste-as para o topo do novo grupo. Aproveite também para completar os detalhes finos na área dos olhos, como o brilho da luz refletida e o vinco da pálpebra.
DICA
Cuidado com a Move Tool!
A ferramenta normalmente utilizada para mover camadas pode ser inadvertidamente acionada e deslocar os Shapes que você desenhou, arruinando a ilustração. Tome o cuidado de travar a posição dos Shapes finalizados no painel Layers, ou então trave os grupos de Shapes após finalizá-los. A trava é o botão com ícone de cadeado no painel Layers.
13 Simplificando
Digite o texto Você pode combinar em um Shape só os que tiverem a mesma cor e forem consecutivos na lista de camadas. Clique no ícone que representa a máscara de vetor (o da direita), dê Copy, clique no ícone correspondente ao outro Shape, dê Paste, e então jogue fora o primeiro Shape. Infelizmente, essa ação pode ser realizada apenas manualmente e com um Shape por vez. O Photoshop não possui uma ferramenta para combinar vetores como o Pathfinder do Illustrator. Isso torna trabalhosa a tarefa de selecionálos e colorizá-los individualmente, ainda mais em uma ilustração com mais de 200 objetos.
Se você selecionar alguns Shapes e der o comando Merge Layers [Ctrl] + [E], eles serão renderizados em pixels, mesmo que estejam convertidos para Smart Objects; isso não nos interessa, porque os vetores da ilustração devem continuar como vetores até o final.
14 Efeitos especiais
Apesar da limitação para combinar Shapes, o Photoshop CS4 oferece um novo recurso poderoso, que é o controle de Feather para máscaras de canal. Lembre-se, um Shape nada mais é do que uma camada de cor chapada com uma máscara aplicada. Acesse o painel Masks e ajuste o slider Feather para suavizar o contorno. O resultado é o mesmo de aplicar um Blur, porém livremente editável. Faça isso somente nos Shapes que definem as altas luzes no rosto para obter instantaneamente um efeito intrigante de pintura a estêncil.
DICA
Achando Shapes
Para localizar um Shape na imensa lista de Layers, selecione a ferramenta Path Selection Tool [A] e clique diretamente sobre qualquer lugar desse Shape na ilustração. A camada correspondente será selecionada. Clique uma segunda vez para revelar as âncoras. Use sua ferramenta gêmea, Direct Selection Tool [Shift] + [A], para acessar os pontos de controle.
COLORINDO
Use as cores que quiser nas camadas de Vector Mask
15 Cara pintada
Nossa ilustração é originalmente em preto-e-branco, e você deve estar se perguntando sobre a razão disso. O motivo é que a solarização distorce brutalmente as cores na imagem, de modo que elas não servem para serem amostradas e usadas diretamente na ilustração, exceto em casos especiais. Você pode colorizá-la de maneira rápida e rasteira cobrindo a ilustração com camadas de controle. Vamos criar a camada de cor para o rosto replicando a máscara do contorno externo do primeiro Shape, que engloba o rosto inteiro. Primeiramente, duplique o Shape 1, mude seu Blending Mode para Color e dê um duplo clique no ícone da camada para selecionar uma nova cor para a pele. Quando estiver satisfeito com a cor, selecione e arraste-a para o grupo Detalhes do rosto (que não será afetado pelo ajuste de cor) o reflexo sobre a pupila do olho.
Desenhe por baixo dessa camada uma íris colorida para o olho. Esse novo Shape, criado com o Blending também em Color, afetará também a pequena área clara dentro da íris. Agora, vá até os lábios e mude a cor do Shape correspondente para um tom rosado claro. Coloque o modo de mesclagem em Multiply. Com isso, já temos o rosto inteiramente colorido, usando apenas três objetos de cor e sem deixar nada de fora.
16 Tingimento expresso
Uma maneira rápida e elegante para colorizar o cabelo é criar uma máscara de pixel baseada no grupo inteiro. Vamos criar uma seleção abrangendo todos eles juntos. Faça assim: crie duplicatas dos grupos Cabelo e Fios soltos. Clique em Merge Layers para convertê-los em uma única camada de pixel. Selecione a máscara da camada, clicando com [Ctrl] no seu ícone e jogue essa camada no lixo. Com a seleção ainda visível, crie uma nova Adjustment Layer de Curves (use o menu no rodapé do painel Layers ou, no CS4, use o painel Adjustments). Altere a composição de cores pela curva. Pronto, agora a ilustração está inteiramente colorida! Como as curvas R, G e B têm inclinações diferentes, os cinco tons do cabelo também apresentam matizes diferentes uns dos outros. Se estiver no CS4, experimente abrir o painel Masks e aplicar um Feather nessa máscara para obter um efeito de difusão similar ao que aplicamos nas altas luzes do rosto. Pronto: um efeito de luz glamoroso e que não depende de ficar catando milho entre todas aquelas camadas. Como alternativa, você pode aplicar esse mesmo processo de colorização ao rosto. Lembre-se apenas de que, no caso de a máscara não possuir Feather, ela pode ficar pixelada em ampliações muito grandes, já que não é feita de vetores.
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