abra o spoiler para ler.
- Spoiler:
Irei colocar somente as melhores posições, caso contrário o post ficará MUITO grande.
50º Rogério Ceni: Goleiro que representa uma torcida. Ídolo maior da mesma. De certa maneira, engajado. Mas não tanto para estar onde está. Sou são paulino, mas, se ele merecia presença nessa lista, certamente não era nessa posição.
49º Gugu Liberato: Se os comentários acima foram proveitosos. Aguardem esses daqui. Triste.
Tiririca: Estou falando… Olha a posição do fulano…
48º Leonel Brizola: foi o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro). Um dos maiores políticos pra muitos. Pra outros, uma farsa. Acho merecida.
47º Raul Seixas: Um dos mais icônicos músicos brasileiros. Idolatrado por um grupo, odiado por tantos outros. Considero a presença merecida, mas a posição, nem tanto. Tom e Chico mereciam mais.
46º Visconde de Mauá: Caso semelhante ao do Dono do Grupo Votorantim. Incentivou a indústria e a economia, construiu a primeira estrada de ferro. Sua lembrança é válida e a posição, bem, razoável.
45º Elis Regina: Considerada a maior cantora nacional. Posição e presença bem justificadas. Marcante no palco e na voz. Pena que está atrás da…
43º Ivete Sangalo: Olha a posição! Péra… vai piorar.
42º Luan Santana: …
41º Machado De Assis: Sério? Sério? Aqui? Se fiquei quieto sobre Luan Santana, fico quieto sobre Machado aqui. No mínimo top 25. No mínimo.
40º Xuxa: Até dá pra entender, mas não dá pra concordar. Deve ter ganho algumas posições com suatentativadealavancamentodecarreiradramática declaração no Fantástico.
39º Rodrigo Faro: É óbvio que na votação d’Os 100 Maiores Brasileiros de Todos Os Tempos, não poderia faltar O MELHOR DO BRASIL! - Só que não. Sua presença no ranking já causa naúseas, quanto mais uma posição tão privilegiada. Acima de MACHADO, MACHADO! E do “gênero”, acima de Chacrinha!
38º Renato Aragão: Pela popularidade, compreensível. Nunca gostei de seus programas. Era menos pior [oi] antigamente.
37º Dom Hélder Câmara: Ufa! Mais um de merecimento quase inquestionável. Dom Hélder não foi só um religioso. Dedicou a vida para o próximo, tentou mostrar que a igreja deveria ser uma amiga, não uma autoridade. Teve QUATRO indicações para o Prêmio Nobel da Paz.
36º Apóstolo Valdemiro Santiago: É até uma vergonha ele vir logo depois de Dom Hélder. Acusado de desvio de dinheiro pela Justiça Federal, faz de seus horários na televisão, uma angariação de verbas e recentemente, transformou seus cultos num ringue religioso, onde troca farpas com o igualmente santo dono da Record [aguardem, infelizmente falaremos dele daqui a pouco].
35º Luciano Huck: Apresentador daqueles programas paternalista. Bom moço pro público, sempre ajudando. Sinceramente, não merecia nem estar aqui, quanto mais numa posição tão privilegiada. Pode ser legalzinho, mas, peraí, 100 maiores brasileiros de todos os tempos é demais.
34º Tancredo Neves: Político. Como sempre, discutível. Primeiro presidente brasileiro eleito pós regime. Morreu antes de assumir. Acredito que seu lugar seja merecido. Talvez sua posição tenha sido muito boa.
33º Dilma Dousseff: Atual presidenta do Brasil. Primeira mulher eleita. Não acredito que tenha feito o suficiente pra estar nessa colocação. Talvez lá no início. Ou talvez, nem lá.
32º Padre Cícero: Foi escolhido como o cearense do século. “Padim Ciço” tem grande apelo popular. Sendo famoso pelos [supostos] milagres realizados. Além do lado religioso, tem grande importância política e social. Justíssimo lugar.
31º Herbert de Souza: Uma das pessoas que mais merece estar Aqui. Betinho, como ficou conhecido, foi o mais importante sociólogo brasileiro. Seus trabalhos em prol da sociedade são reconhecidíssimos. Destaque pro famoso Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Sem sombra de dúvidas merecia lugar no top25. Mas…
30º Renato Russo: Um dos mais aclamados compositores e músicos brasileiros. Sucesso de crítica e público. Polêmico, como quase todos da sua época. Mas engajado como poucos. Justa menção.’
29º Luiz Gonzaga: Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias. A bio mais “completa”, retirada da Wikipédia, é pra tentar diminuir o preconceito que alguns possuem com o rei do baião. Uma figura genial e única. Seu lugar é, sem sombra de dúvidas, merecidíssimo.
28º Chico Mendes: Triste… Chico merecia 20 pra baixo. Um dos maiores ativistas nacionais. Pela sua causa, ofereceu a própria vida. Visionário. Em sua época já defendia a exploração saudável da floresta Amazônica [lugar que tanto amava]. Assassinado. Por mando de fazendeiros preocupados, unicamente, em aumentar suas próprias terras e bolsos. Uma das mortes mais lamentáveis que o Brasil possui. Mais lamentável ainda o fato de sua morte ter sido praticamente em vão.
27º Dom Pedro II: Alguns podem contestar, mas acredito que a posição e a presença seja absolutamente merecida. Numa soma total, os méritos de Dom Pedro Ii são imensamente maiores do que seus deslizes. Inclusive, era admirado por alguns grandes pensadores da época, como: Charles Darwin, Victor Hugo e Friedrich Nietzsche.
26º Pastor Silas Malafaia: Não possui nenhuma acusação de desvio de verbas. E acreditem, no meio dessa galera toda, esse já é um ponto elogiável. Ainda assim, de maneira alguma poderia angariar tamanha posição. E provavelmente, nem deveria estar nessa lista. Incrível como algumas pessoas misturam as coisas.
25º Oswaldo Cruz: Mais um que deveria ser mais exaltado. Respeitado internacionalmente, foi grande médico, pesquisador, bacteriologista, epidemiologista, sanitarista brasileiro e inclusive ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras. Foi um dos pioneiros a se preocupar com a saúde pública, conseguindo, inclusive, fazer com que o governo adotasse a obrigatoriedade de vacinas. Óbvio que isso, primeiramente, “gerou” a Revolta das Vacinas, mas, sabemos que esse elemento foi só o estopim e não a grande causa.
24º Manoel Jacintho Coelho: Líder espírita, fundador da “Cultura Racional”. Não imaginava, em hipótese alguma, uma posição tão qualificada para ele. Sim, certamente estaria na lista. Mas não aqui. Tão no topo. Interessante.
23º São Frei Galvão: É o primeiro santo nascido no Brasil. Foi canonizado no ano de 2007 pelo atual papa. Conhecido pelo zelo, piedade e intensa oração, tornou-se mais famoso pelo miticismo, como: telepatia, premonição, levitação [!] e “bilocação”, possibilidade de estar em dois lugares ao mesmo tempo! Enfim, não quero entrar nos méritos religiosos, mas ele era quase um super herói..
22º Rui Barbosa: Uma grande figura de seu tempo. Gera bastante discussão, mas sua importância é, sem sombra de dúvidas, elementar para a concretização da República brasileira. Foi, inclusive, coautor da constituição da Primeira República. Defendeu o federalismo, abolicionismo e promoveu os direitos e garantias individuais.
21º Eike Batista: O Homem mais rico do Brasil. Defendeu arduamente o filho que matou um cidadão com carro. Filho esse que, estranhamente, já possui licença pra dirigir. Está aqui por ser rico. Bacana.
20º Neymar: Dá pra acreditar? Parece piada. Por isso digo que a regra dos 5 anos tiraria ele daqui. Não dá pra acreditar nem que está acima de Garrincha, Sócrates, Rogério Ceni, Marcos, quanto mais que está acima de Chico Mendes, Chico Buarque, Oswaldo Cruz e tantos outros. Mais do que lamentável. Vergonhoso. Quem é esse menino? Quem?!
19º José Alencar: Não, acreditem, não é o escritor. É o Político [vice de Lula]. Mais lembrado recentemente pela persistência em viver do que pela carreira.
18º Roberto Carlos: o “rei” da rede globo. Normal que esteja na lista. Triste em tão boa posição. Nunca nem cantou pelo Brasil. Mesmo em época de ditadura cantava música pras mocinhas. Ou seja, sempre manteve-se indiferente ao que acontecia no país.
17º Zilda Arns: Mais do que merecido! Outra pessoa que morreu pela causa. Quem não se lembra da morte de Zilda no trágico terremoto do Haiti? Ouso dizer que sua triste partida fez com que ela fosse conhecida e lembrada por milhões de brasileiros. Médica pediatra, passou a vida em prol das causas sociais. Mais do que merecido!
16º Dercy Gonçalves: Atriz que virou ícone. Ok estar no TOP100, mas em posição tão boa? Acho que não.
15º Ronaldo: Mesmo caso de Dercy. Grande ídolo do futebol. Óbvio que estaria na lista. A questão é: por que numa posição tão boa?
13º Chico Anysio: Maior ícone do humor nacional. Centenas de personagens marcantes. Um dos mais consagrados artistas da televisão. Mais uma vez, merecia a lista, mas não sei se tão boa posição.
12º Edir macedo: Nem aqui, nem no top500. Acusado de inúmeros crimes, flagrado por vídeos. Um cidadão que deveria pagar por tudo que fez e faz. Tão lamentável quanto a presença de Neymar.
Agora vamos ao TOP12. Daqui sairá o MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS. Montou-se um esquema de seleção bastante diferente e extravagante. Os escolhidos estão sendo colocados em confronto direto para disputar a vitória.
Até agora Chico Xavier ja ganhou da Irmã Dulce por 0,5% [ por muito pouco mesmo ]
Quem você acha que deveria estar na lista mas não está ? Quais as posições mais absurdas da lista ? Achou alguma posição injusta, ou alguem que está em uma posição muito baixa e que deveria com certeza estar em uma posição melhor ? Comente, vamos discutir sobre o assunto. =)
Créditos do conteudo dos 50 maiores brasileiros de todos os tempos ao site Literatortura