Eu estive percebendo que aqui na BR-Design tem poucas pessoas com esse conhecimento de 'Como avaliar um Job' então juntei algum conhecimento que eu tenho e também com alguns tópicos que andei lendo.
Peço que leiam tudo, deu um certo trabalho preparar.
Tudo abaixo, será explicado no final!
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ILUMINAÇÃO
•Dodge tool/Burn Tool
•Interação
•Quantidade de Iluminação
POSICIONAMENTO
•Posicionamento da Render
•Posicionamento de Brushes
•Posicionamento das C4DS
•Posicionamento da Iluminação
C4DS
•Interação com o tema da Sign
•Modo de blendagem
•É artificial ou não é?
BRUSHES
•Tipos de Brushes
•Clipping Masks
•Se fluiu com a Sign
PROFUNDIDADE
•Se a profundidade está real
•Se não esta muito forte
TIPOGRAFIA
•Legibilidade
•Interação com a Sign
•Fonte usada
HARMONIA
•Cores
•Flow
•Interação
TRATAMENTO
•Gradients
•Photo Filters/ Variations
•Topaz
•Sharpen
RENDER/STOCK
•Escolha da render
•Escolha o stock
EXTRA
•fazendo comentários construtivos
•não desrespeitando o membro
•postando a stock para melhor avaliação
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ILUMINAÇÃO
Bom, como o próprio nome já diz, esse quesito de uma sign se dá pela quantidade de luz da sign, se ela está posicionada corretamente,
se flui com o foco, e se não está muito forte, ou muito fraca.
•Dodge tool/Burn Tool
Essas ferramentas do photoshop não são muito utilizadas. Elas na verdade são até pouco conhecidas pelas pessoas, o que muita gente não
sabe, é que elas são muito úteis pra vida de um designer, e que podem ser usadas frequentemente em jobs seus, para melhor indentificação de
luz.
Para avaliar esses dois tools na obra de alguém, veja se as bordas (não da sign, mas sim do que está recebendo iluminação) estão
reais, no quesito de iluminação, e também as partes com sombra, se não ficaram muito saturadas, o que acontece com o sobre uso dos
tools.
•Interação
Veja se a iluminação foi realmente necessária, ou seja, se ela precisava estar ali, e se foi bem aplicada. Por exemplo, quando
algum personagem está exibindo algum poder, e se tem alguma iluminação ali, por exemplo aqui: Sub-zero Tag
Ou se é algo abstrato, e necessita de uma iluminação adequada, como aqui: Meteoro
•Quantidade de Iluminação
Veja se não há excesso de iluminação, ou falta dela, para não causar muita danificação da sign, em diversos casos a super-iluminação
causa saturamento na imagem, e a falta dessa causa o escurecimento, dificultando a visâo do foco e de efeitos desejados visíveis na sign.
Isso pode parecer meio idiota, mas pode ser muito útil na avaliação de jobs.
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POSICIONAMENTO
O posicionamento é fundamental, tanto da render, dos efeitos, iluminação, brushes, C4Ds, etc.
•Posicionamento da Render
Veja se a render não está muito grande, ou ocupando muito espaço na sign, se alguma parte dela tira o foco, se não está muito pequena
(com excessão de signs de sprites, porque é para estar pequeno), dificultando a indentificação do foco, e talvez a visualização da
sign.
•Posicionamento de Brushes
Veja se os brushes interagiram com a render, ou com o tema da sign, por exemplo, em signs de guerra, ou de poeira, com esse efeito
"desgastado", há brushes splatter, ou em signs mais "modernas", há brushes com cara de shapes, por exemplo, essa sign, não combinou
muito a escolha dos brushes: Counter Strike Tag
E nessa aqui, a escolha foi muito bem feita: Death Angel Tag / Death Angel Stock
•Posicionamento das C4DS
Veja se as C4Ds interagiram com o tema da sign, se ficaram legais com ela, se não encheram muito ela, tirando o foco (só se for esse
o estilo dela). Aqui está um exemplo de C4Ds não combinando com a render: Fire
Porém, aqui uma de C4Ds muito bem aplicadas, em determinado estilo: Atlantica
•Posicionamento da Iluminação
Olha para a personagem da sign, óbviamente ele terá sombras, repare se o autor respeitou isso, e não colocou a iluminação do lado contrário
das sombras, dando um efeito "paradoxo" no job. Também se o cara só colocou um brush um baixo, dê um aviso para ele melhorar a iluminação,
pois fica meio estranho. ;D
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C4DS
C4Ds são muito importante quando fazendo signs, elas dão efeitos muito legais, quando aplicadas corretamente.
•Interação com o tema da Sign
Como já citado acima, colocar C4Ds 3Ds em trabalhos 2D nem sempre são a melhor escolha, tente sempre blendar seu trabalho, e capriche
na escolha de C4Ds para seu trabalho, aliás, muitas pessoas consideram as C4Ds a parte mais importante da sign.
•Modo de blendagem
Não estou dizendo pra você criticar o modo de blendagem do cara, que está errado ou coisa do tipo, só peço que você tenha em
consciência que os principais modos de blendagem de C4Ds são Screen, Color Dodge, Lighten. O Membro pode até ter feito algo improvisando,
mas veja se está muito estranho, ou se for bem aplicado. É bem difícil aplicar C4Ds, não seja tão duro. ;D
•É artificial ou não é?
Em determinados tipos de signs, as C4Ds ficam jogadas ali, sem nenhum tipo de interação com a sign, talvez até com um modo de blendagem
ideal, mas bem ruinzinho mesmo, sabe? Então, dê um toque no cara, fala pra ele melhorar essa parte, porque vale a pena, e você terá um job bem melhor desse jeito.
Última edição por Blazer. ~ em Dom Nov 18, 2012 1:42 pm, editado 1 vez(es)